FITOPLÂNCTON
Provavelmente foram elas as responsáveis pelo acúmulo deste elemento na atmosfera primitiva, o que permitiu a aparecimento da camada de Ozônio (O3) que bloqueando parte da radiação ultravioleta proveniente do sol, possibilitou a evolução de organismos sobre a face da Terra.
FONTES:
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/fotos/fitoplancton-mar-morrendo-20100731092356.jpg
http://firstlook.pnas.org/wp-content/uploads/2013/04/phyto.jpg
http://www.scientificamerican.com/media/inline/phytoplankton-population_1.jpg
Este evento se chama fotossíntese e tem
papel fundamental em todo o nosso ecossistema. Ao transformar o CO2 presente na água (o mesmo acontece com as plantas transformando o CO2 da atmosfera), com ajuda de moléculas de água e juntamente com a energia solar, estes organismos ao realizarem a fotossíntese, liberam como sub-produto o O2 de nossa atmosfera.
As cianobactérias podem viver em diversos ambientes e condições extremas como em águas de fontes termais, com temperatura de aproximadamente 74ºC ou em lagos antárticos com temperatura próximas de 0ºC, outras resistem a alta salinidade e até em períodos de seca. Algumas formas são terrestres, vivem sobre rochas ou solo úmido, podendo estas serem importantes fixadoras do nitrogênio atmosférico, tornando-se essenciais para algumas plantas.
A coloração das cianobactérias pode ser explicada através da presença dos pigmentos clorofila-A (verde), carotenóides (amarelo-laranja), ficocianina (azul) e a ficoeritrina (vermelho). Todos estes pigmentos atuam na captação de luz para a fotossíntese. Algumas espécies podem apresentar mais de um tipo de pigmento, isto explica a existência de cianobactérias das mais variadas cores.
Encontrei um vídeo explicativo bem interessante que resume as fases deste intrigante e caro processo. Sim! custa muito para tais organismos realizarem tal procedimento. Para os que dominam inglês...
Enjoy it! :)
Será que existem áreas que não fornecem os recursos de manutenção da vida no oceano e consequentemente a realização de fotossíntese em maior ou menor escala?
O mapa abaixo mostra a distribuição de clorofila, ou se preferir a quantidade de organismos que realizam fotossíntese nos oceanos. Como se pode ver, a maior parte da fotossíntese é realizada próximo de áreas costeiras, uma vez que a maioria dos alimentos para estes organismos, está localizada perto do litoral. Tais organismos requerem quatro coisas: água, luz, dióxido de carbono, mas são os nutrientes inorgânicos que permitem sua vida.
A disponibilidade de dióxido de carbono nunca é um problema grave e se encontra assim como a luz sempre disponível na superfície do oceano ou em qualquer parte de terra. Para as plantas na terra, o crescimento é frequentemente limitado pela disponibilidade de água - como em um deserto - mas isto não é um problema no oceano.
Isso deixa nutrientes inorgânicos como o principal fator limitante para o crescimento de organismos fotossintéticos no oceano. Estes nutrientes - elementos como íons metálicos, nitrogênio na forma fixada, fósforo, etc. - são mais abundantes na terra e são transportadas para o oceano pelos rios e vento. Interessante estudar o mapa abaixo para maiores conclusões!
Mais informações sobre fitoplancton e o espetacular efeito que as cianobactérias produzem - Bioluminiscência - no meu outro post abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário