sábado, 3 de março de 2012

Era uma vez...



Nasci na manhã do dia 22 de abril 1965, na linda cidade do Rio de Janeiro. Filha de homem-rã e escafandrista da Marinha Brasileira, sempre tive meu pai como um exemplo a seguir e o ídolo profissional de quem sempre falava com muito orgulho e alegria. Cresci assistindo as fascinantes viagens do então famoso Jacques Yves Cousteau, oficial da marinha francesa, documentarista, cineasta e oceanógrafo mundialmente conhecido por suas pesquisas oceânicas. Ambos tiveram grande influência no sonho que nutria quando menina de um dia me tornar como eles e viver em meio ao mar azul. 


Papai
O mestre




Mergulhar no Brasil naquela década era algo caro, mas lembro como se fosse hoje o dia em que meu pai me deu sua (minha primeira) máscara de mergulho. Estava ansiosa demais para esperar a noite passar e usá-la na manhã seguinte na praia do Arpoador. Me recordo também da emoção no dia em que me deixou vestir seu equipamento de escafandro em nosso pequeno apartamento no centro da cidade. 


Cresci frequentando o Posto 8 e 9 em Ipanema com meus colegas de condomínio, onde sempre que possível fugia literalmente do seco (mamãe me forçava um bronzeamento de horas em areia escaldante) para ficar imersa junto ao que mais amava - o mar azul cristalino. À noite nadava diariamente no clube do bairro onde morávamos. Participei diversas vezes de competições de natação e tinha orgulho de minha agilidade sobre a água! 


Tinha então 16 anos quando a decisão por um curso de 3o. grau se fez necessário e não precisei pensar muito: "quero ser oceanógrafa ou bióloga marinha, mãe!" Foi como um balde de água fria não ter conseguido apoio para realizar meu sonho na ocasião. Tudo o que eu mais queria se desintegrava diante de meus olhos... "Não há como ganhar dinheiro com isso, muito menos sendo mulher neste país. Tire já isso da cabeça..." Queria morrer, mas pensei que um dia poderia tomar minhas próprias decisões na vida, e então ninguém mais iria me impedir de concretizar meu sonho! Bem de acordo com o que minha coordenadora de curso nos relatou hoje: "A grande maioria de vocês hoje em curso experimentaram muita resistência quanto a profissão já dentro de casa!" Comigo não foi diferente!


Em meados da década de 80 minha irmã e eu deixamos o Brasil por São Francisco do Sul rumo a Europa a bordo do MS General Bem de bandeira polonesa. O cargueiro transportava farelo de soja de adocicado aroma a ser vendido a algum país europeu. Desembarcamos após venda efetuada ao longo do trajeto 16 dias depois em Lorient, na França. 






Foi a viagem mais fascinante que realizei em minha vida: avistei constelações distantes, inúmeras baleias, golfinhos velozes competindo junto a proa, por e nascer de sol cinematográficos, a bioluminiscência dos plânctons em alto mar, nadei entre eles numa piscina que piscava vida microscópica durante as noites mornas do verão Atlântico, joguei garrafa com mensagem ao mar, pilotei 250m de aço através da imensidão sem fim, me emocionei ao acordar junto ao paredão das Ilhas Açores depois de tantos dias sem avistar terra... Quanta beleza, quanta força Divina ao meu redor...


Proa do General Bem


Adulta, me encontrava em Berlim onde vivi 10 anos de minha vida. Lá pude realizar um de meus sonhos e completei um curso bastante abrangente de mergulho autônomo básico e mais tarde outras modalidade, desta vez de especialização avançada. Em seguida cursei e tirei minha licença de vela e motor para águas internas. Viajei pelo litoral europeu e caribenho vibrando com meu grande sonho que batia cada vez mais forte em meu coração. Era come se o destino dissesse: "Não desistas de mim, tenhas paciência e mostre-me o quanto ainda me queres em tua vida!"

Represa na Alemanha
Creta, Grécia



Pequena Curaçao - 60 m profundidade
Baía da Guanabara - RJ



Wannsee, Berlin

3 comentários:

  1. Amei, Denise...muita emoção!!!!!
    Vivi muita coisa do que vc disse contigo. Vc conseguiu!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Tudo é possivel. Visita o link abaixo:

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=320148164661905&set=a.320031444673577.90353.190051444338245&type=1&ref=nf

    Bjs...

    ResponderExcluir
  3. What an impressive lady! I look forward to reading your biography!

    ResponderExcluir