sábado, 29 de setembro de 2012

BIOLUMINESCÊNCIA



Bioluminescência é a produção e emissão de luz por um organismo vivo. Muitas espécies marinhas, por exemplo, produzem luciferina (um pigmento), que reage com o oxigênio para criar luz e luciferase (uma enzima), que age como catalisadora da reação, para a acelerar. 


FITOPLÂNCTON
 
É o conjunto de organismos aquáticos microscópicos com capacidade fotossintética que vivem dispersos flutuando na coluna de água. Fazem parte deste grupo, organismos tradicionalmente considerados algas, estudadas pela ficologia. Algumas nos presenteiam com um espetáculo
natural chamado bioluminescência.  O fitoplancton encontra-se na base da cadeia alimentar dos ecossistemas aquáticos, uma vez que servem de alimentação a organismos maiores e pertencem ao nível trófico dos produtores além de serem responsáveis pela produção de cerca de 90% do oxigênio da atmosfera terrestre.



Ernst H. P. A. Haeckel, 1834-1919, naturalista alemão, ajudou muito a popularizar o trabalho de Charles Darwin, além de ter sido médico, professor e ilustrador científico. Em seu livro Kunstformen der Natur, ele detalha com riqueza o maravilhoso e gigante mundo microscópico do fitoplâncton.

Fonte de imagens: google






















































A importância das algas no dia a dia..

Na culinária, principalmente em países orientais, elas são fontes diárias de proteínas, vitaminas e sais minerais. São utilizadas no preparo do sushi, sopas e molhos. Além do consumo humano, são altamente utilizadas como ingredientes de ração animal.

Algumas algas são utilizadas na biologia molecular e biotecnologia, pois delas se produz o ágar, os alginatos e os carragenanos, que são meios de cultura para bactérias. Nesta área, faz-se uso delas também nos processos de extração e amplificação de material genético.

Estas substâncias de textura viscosa e poder gelatinoso, auxilia nos preparos de diversos alimentos e bebidas industrializadas (sorvete, patês, gelatinas, cerveja...).

Na cosmetologia são matéria prima primordial para maquiagem, cremes, pasta de dente... Estão presentes na fabricação de tintas, nos fertilizantes, adubos naturais...

São há muito utilizadas na cura e prevenção de doenças em diversos países orientais. Pesquisas ainda constatam sua eficácia na regulação do apetite, no tratamento de asma, bronquite, verminoses, artrite, hipertensão...


Há muito ainda a ser descoberto fazendo delas uma riqueza de inestimável valor!